Aqui inicia um sonho, ter uma caminhonete Ford f-75 totalmente restaurada, o motivo que levou a essa proeza é o foto de eu ter aprendido a dirigir em um veiculo igual a esse, essa caminhonete tem historia em minha vida, sou apaixonado por antiguidade e esse veiculo com certeza ira ser uma das peças mais valorizada do meu acervo de antiguidades.
Segue um pouco da historia desse extraordinário veiculo, fabricado em 1969 pela Ford Willys, valente como um jeep, ela não escolhia caminho nem recusava serviço, uma espécie de "faz-tudo", capaz de enfrentar todo tipo de terreno, um utilitário para o campo e a cidade, essa era a missão de cada veículo de serviço fabricado pela americana Willys Overland, que criou o jeep durante a segunda guerra mundial, um veículo leve para fins militares.
A "pick-up", surgiu em 1946, mais tardia foi sua chegada por aqui, em 1961, produzida pela Willys Overland do Brasil, sobre a estrutura da irmã, a rural, seu desenho levava a assinatura do designer americano Brooks Stevens.
Produzida como 4x2 e 4x4, a picape tem uma generosa caçamba com capacidade para 798 quilos, resistente e robusta, topa qualquer tarefa e era usada principalmente por agricultores e fazendeiros, mas não fazia feio nos centros urbanos, porém, a direção proporcionava certo cansaço nas balizas.
Logo após a união entre a Willys e a Ford Motors, em 1968, um novo motor foi oferecido opcionalmente, o 3000, de 140 cv, com essa nova parceria, a Willys pretendia conquistar a confiança do trabalhador do campo até famílias que necessitavam de um transporte espaçoso e confiável, tanto que naquele ano lançou a f-75 luxo, que agregava botões cromados, calotas e pneus com faixa branca e pintura saia-e-blusa como opcional.
Em 1970, a empresa deixou de se chamar Ford-Willys e virou Ford do Brasil, aos poucos a Ford substituiu os veículos da Willys, descartando a marca no Brasil. Dois anos depois, a pick-up tirava a nova "cédula de identidade", batizada de Ford F-75.
Resistentes, as F-75 sempre foram sinônimo de elogios entre seus fiéis proprietários e admiradores, como é o meu caso, que possuo uma há 10 anos a F-75 4x4 1969 azul mostrada aqui, quem a vê hoje nesse estado não imagina o que esta picapinha já enfrentou no passado, na cidade de Corumbaiba-GO, quando pertencia a seu antigo dono.
Em 1983, a última picape deixava a linha de produção, em São Bernardo do campo (SP), na versão 4x4 e com motor a álcool de quatro cilindros (2 300 cm3), o mesmo que equipava o maverick.
Font.: Revista 4 Rodas
Font.: Revista 4 Rodas
INICIO DA REFORMA EM DEZEMBRO DE 2009, NA OFICINA MECANICA E FUNILARIA BRASIL NA CIDADE DE UBERLÂNDIA-MG.
OPERAÇÃO DESMONTA TUDO.
AQUI ELA JÁ ESTA TOTALMENTE DESMONTADA, PARA DA INICIO A RESTAURAÇÃO DE PEÇA POR PEÇA.
CRIANDO UMA NOVA CARA UM NOVO VISUAL.
CHASSI DIANTEIRO JA COM CARA NOVA.
CHASSI TRASEIRO JA COM CARA NOVA
CABINE JA COM PINTURA NOVA.
CARROCERIA NOVINHA EM FOLHA.
APÓS PRATICAMENTE 2 (DOIS) ANOS DE TRABALHO NA RESTAURAÇÃO DESSA MAQUINA, HOJE 27/11/2011, ESTA ELA PRATICAMENTE PRONTA, FALTANDO APENAS A PARTE ELETRICA E ESTOFAMENTO, QUE MARAVILHA ESTA FICANDO, ASSIM QUE EU TERMINAR DE FAZER A PARTE ELETRICA E ESTOFAMENTO EU IREI POSTAR A FOTO DELA TOTALMENTE RESTAURADA E PRONTA PARA BATALHA NOVAMENTE.
AQUI ELA ESTA SAINDO DA OFICINA MECANICA FUNILARIA E PINTURA, INDO DIRETO PARA A AUTO ELETICA, PARA REFAZER TODO O SISTEMA ELÉTRICO.
AQUI ELA ESTA PRATICAMENTE PRONTA, FALTA APENAS FAZER A PARTE INTERNA, ESTOFAMENTO, MAIS ISSO É O DE MENOS HOJE.
FICOU MUITO LINDA
ResponderExcluirRealmente ficou, essa é meu xodó.
ResponderExcluir