1ª - Cavaquinho – É unânime a opinião dos escritores sobre a origem portuguesa do cavaquinho. E de Portugal o cavaquinho se espalhou chegando ao Havaí, onde foi rebatizado para ukelele (pulga saltadora) e é símbolo da cultura havaiana. Na Indonésia recebeu o nome de Kerotijong, onde é parte dos grupos regionais que se assemelham com os de chorinho. O cavaquinho é composto por quatro cordas, afinadas em Ré, Sol, Si e Ré.
Esse cavaquinho foi presente do meu querido tio FRANCISCO irmão do meu pai, obrigado tio esse cavaquinho sempre terá um lugar especial junto as minhas antiguidades.
2ª - Bandolim – Seu nome deriva do mandolim, que tem a mesma raiz da amêndoa, lembrando o seu formato. O bandolim existe desde o século XVI, tendo sua origem na Itália, para substituir o alaúde. Cada cidade italiana tinha o seu bandolim, diferenciando pelo número de cordas e afinação. A primeira gravação brasileira com o bandolim como instrumento solo foi em 1913 com o Grupo Sustenidos que registrou, entre outras, a canção “Valsa da Saudade Eterna” que é executada até hoje. Hoje encontramos facilmente o bandolim em “rodas de choro” e “grupos de samba-canção”. Este instrumento possui quatro cordas duplas e é afinado em Sol, Ré, Lá e Mi.
Esse bandolim foi presente do meu querido amigo ROGERIO DOARTE, obrigado amigo, este presente será sempre muito bem cuidado por mim.